quinta-feira, novembro 01, 2007

Impulsividade, sim ou não?

Afinal de contas é uma qualidade ou um defeito?

Definição: impulsivo
adj.,
que dá impulso; que reage; arrebatado; repentino.

Será que não associamos sempre a impulsividade a más decisões ou no mínimo a decisões impensadas, sem olhar às consequências?
Mas porquê? Não será pior estar constantemente a pensar nas consequências de tudo, ficando sempre com o pensamento "e se tivesse feito assim..."?

Afinal o que dá mais motivos para arrependimento, o que se faz ou o que se deixa de fazer??

1 comentário:

vicks disse...

Um pouco de cultura sobre inteligência emocional. Do ponto de vista da evolução, o cérebro primitivo veio primeiro. Ele é o responsável pelos nossos impulsos naturais (reprodução, alimentação, sobrevivência e território). Depois veio o cérebro racional, aquele que cria as tais barreiras. A parte gira é que quando estamos bêbados, ou com ciumes ou em situações de perigo de vida, o cérebro racional é envenenado quimicamente pelo cérebro natural e é por isso que acabamos por fazer as coisas "sem pensar". Na realidade é apenas um mecanismo primitivo que nos permite alcançar aquilo que a evolução sabe que é bom para nós.

Ou seja, a impulsividade é deixar-se levar pelo cérebro natural. Logo é boa.

Por outro lado, para se ser impulsivo é necessário ter uma boa dose de loucura e de coragem. Acho que uma boa perspectiva é: Fazer sempre erros novos!

Respondendo à tua questão, pessoalmente prefiro arrepender-me sempre do que fiz e não o contrario.

Parabéns pelo blog! Continua!