terça-feira, março 25, 2008

8 maneiras de levar um designer gráfico à loucura.

Ás vezes torna-se complicado explicar as frustações da minha vida profissional, mas acho que encontrei um texto que explica isso muito bem...

Como toda a gente sabe, os designers gráficos são os culpados das muitas guerras que existem no mundo (Mais todos os outros males do mundo e arredores). Eles entram dentro das nossas cabeças com publicidade subliminar, fazendo-nos gastar dinheiro nas piores porcarias, contra a nossa vontade. E eventualmente conduzem-nos a uma depressão e a actos de violência. Claro que a maior parte deles são comunistas (Pois claro!!).

Então para fazer a minha parte na salvacão do mundo, eu fiz uma lista de coisas que poderás fazer quando trabalhares com um designer gráfico, para garantir que ele tenha um colapso e deixe esta profissão para sempre.

1 - Microsoft Office
Quando tiveres que enviar um ficheiro a um designer, certifica-te de que o mesmo é enviado num programa do Microsoft Office. Versão PC se possível. Se tens que mandar imagens, terás mais sucesso em deixa-lo louco se em vez de mandar um simples jpeg, inserires as imagens dentro de um documentos do Microsoft office como o word ou o powerpoint. Não te esqueças de baixar a resolução das imagens para 72dpi’s para ele ter que te contactar outra vez para pedir com mais resolução. Quando lhe enviares a versão em alta resolução, certifica-te que a envias no mínimo 50% mais pequeno que o original. Se mandares as imagens por mail, esquece-te de mandar os anexos de vez em quando. (nem é preciso acrescentar mais nada)



2 – Fontes
Se o designer gráfico escolher Helvetica, pede Arial, Se ele escolher Arial, pede Comic Sans. Se ele escolher Comic Sans, é porque ele já está meio demente, e o teu trabalho já está meio feito.



3 – Mais é melhor

Digamos que queres um layout para uma newsletter. O designer gráfico vai tentar colocar espaços brancos em todo o lado. Margens brancas, entrelinhas, separação entre parágrafos, etc. Vai-te dizer que assim é mais fácil de ler e que tem um aspecto mais limpo e profissional. Mas tu não vás nas mentiras dele. A razão porque faz isto é para que o documento fique muito maior, com mais páginas, para que te custe mais na impressão. Porque é que eles fazem isto? Porque os designers odeiam-te. Inclusive também comem bebés, crus.

Assim pede ao designer que ponha margens pequenas e o texto pequeno. Sugere a utilização de muitas fontes diferentes (com bónus se pedires Comic Sans, Arial e Sand). Pede para colocar cliparts (daqueles do powerpoint... ou uns smiles) e para colocar muitas imagens (especialmente daquelas que sacas da net sem resolução nenhuma). Ele vai tentar argumentar as escolhas dele, mas não te preocupes,no fim o cliente tem sempre razão e vais conseguir levar a tua à frente.



4- Logos
Se tens que mandar a um designer gráfico um logotipo para um projecto, seja de um parceiro ou de um patrocinador, tem em atenção que este vá em baixa resolução, em gif ou jpeg. Mais uma vez terás bónus se o inserires num documento de word antes de enviares.
Agora poderás pensar que fizeste o suficiente mas se quiseres mesmo ter sucesso em acabar com a estabilidade mental do designer, manda-lhe uma versão do logo num fundo dificil de recortar. Fundos brancos ou pretos são de evitar, pois são fáceis de manipular em photoshop. Depois do designer acabar de o recortar, diz-lhe que o queres maior.

Se quiseres que ele faça o teu próprio logotipo, faz uns esboços num guardanapo, ou pede a uma criança de 9 anos que os desenhe para ti, estes não devem demorar mais de 5 minutos a desenhar, pois não queres nada muito detalhado ou fácil de interpretar, afinal de contas quanto menos o designer perceber o que tu queres, mais modificações podes tu pedir depois. Nunca aceites um logotipo à primeira. Nem à nonagésima proposta, faz com que mude, cores, fontes e cliparts. Pede a ele que ponha uma imagem no logotipo que ponha as letras em 3D, com degradés e em comic sans. Quando ele estiver na décima proposta, diz-lhe que gostaste mais da segunda proposta ( com as cores da 7ª e a fonte da 9ª). Eu sei que isto é mau mas não te esqueças que: os designer gráficos são causadores do cancro da mama nas mulheres de meia idade.



5 – Escolher as palavras
Quando fizeres um briefing, não te esqueças de utilizar termos que não signifiquem nada. Termos como: “Quero que o design fique bonito” ou “Eu quero gráficos bonitos, tu sabes aqueles que tu olhes e digas: aqueles são uns gráficos bonitos”. (colorido mas a preto e branco, aqui podia dar exemplos a perder de vista) Não te sintas mal tu tens todo o direito de dizer estas coisas, é a tua obrigação, toda a gente sabe que os designers nas noites de lua cheia se transformam em lobisomem e atacam as pessoas.



6 – Cores
A melhor maneira de escolheres uma cor (sim porque não vais queres que o designer escolha uma) é escreveres as várias possibilidades em pequenos papéis dobrares e colocares num saco, depois é só tirar à sorte. O designer gráfico vai-te aconselhar a escolheres no máximo 2 ou 3 cores, mas tu ignora, escolhe todas as que quiseres, e se tiveres oportunidades faz a escolha do saco à frente dele, cantarolando uma música qualquer irritante.



7 – Deadlines
Quando for a altura de aprovar o design, fá-lo com calma, não te apresses. Demora dois dias, não, seis dias. Quando se aproximar o prazo de entrega do projecto, tu dás mais correcções e modificações para ele fazer. Afinal de contas os designers são responsáveis pelos ataques terroristas no mundo.



8 – Acaba com ele

Depois de aplicares toda esta lista à tua vítima, o designer, é normal e humano (ainda está por se determinar se são ou não humanos) que se sinta inseguro. A esta altura terá consciência que não pode satisfazer as tuas necessidades e perderá toda a esperança de ganhar um argumento contra ti, fará tudo o que peças sem reclamar. Queres isso em roxo? Será roxo. Seis fontes diferentes? Claro.

Nesta fase podes pensar que ganhaste, mas não te esqueças que o objectivo final é faze-lo abandonar esta profissão. Então prepara-te para a tacada final, enquanto tomas as últimas decisões sobre cores, formas e fontes, diz-lhe o quanto ficaste desapontado com o falta de inicativa dele. Diz-lhe que afinal de contas o designer é ele, e que ele deveria ter posto em prática a sua experiência e talento, não tu. E que esperavas dele mais ideias e conselhos sobre design. Por fim diz-lhe que estás farto da sua falta de criatividade e que a partir de agora vais começar a fazer os teus próprios layouts no Publisher em vez de pagar pelos serviços dele. E pronto, com isto deves ter o teu designer gráfico num colete de forças em menos de nada.



Agora imaginem isto várias vezes por semana...

Texto original: Ghisroy
Tradução e comentários: Lady Bug

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